sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JMJ 2011, uma experiência para a Vida.


Agora, chegada a casa, malas desfeitas e cumprido o desejado descanso, chegam-me à memória as imagens de vivências sem igual das quais desconheço (por vezes) hora e data, mas relembro com saudade rostos, nomes e locais.

Começada a nossa caminhada em Priego de Córdoba, não existe memória mais carinhosa do que aquela em que todas as pessoas, que tão amavelmente nos receberam, se juntaram e cantaram para nós. Lembro-me de uma frase que nos marcou numa dessas canções, em que nos diziam que parte do coração morria quando um amigo ia embora...

Todos os momentos vividos juntos daquele grupo fantástico foram especiais. O nome PALHEIROS vai ficar para sempre marcado no meu coração...não só pela longa viagem cheia de alegria, não só pelos laços criados e amizades feitas...mas sim porque naquele autocarro, naquele grupo, se sentia Algo. Algo que nos unia por uma razão. Uma fé.

Madrid foi...diferente. Estranho seria se não nos queixássemos uma única vez de alguma coisa...afinal somos Portugueses.

Mas é aqui que se nota: Os bons momentos tornam os maus em pó. E os maus momentos tornam os bons em algo fantástico.

Que saudades de andar pelas ruas a gritar hinos, a cantar e a dançar. Que saudades de correr para as fotrografias, fossem elas de quem fossem. Que saudades de apanhar aquele Metro, mesmo que quase sufucasse lá dentro. Que saudades de perguntar "Where are you from?" ... Mas que saudades...

Lembro-me de à saída de Cuatro Vientos ter dito: "Enquanto me lembrar destes dois dias e desta noite...não volto a umas Jornadas!"
Pois bem...apercebi-me mais tarde que se assim fosse, eu nunca mais voltaria a umas JMJ. Porque é impossível esquecer. Porque foi tudo tão desgastante e ao mesmo tempo tão fantástico...

Valeu a pena ouvir o nosso Papa Bento XVI falar para nós, Portugueses. Valeu a pena sentir que ali estavam milhares de jovens unidos por um só motivo: Cristo!

Valeu a pena aprender tudo o que nestes 11 dias aprendi.

Obrigada a TODOS que fizeram este caminho comigo. Ainda bem que vos tive a meu lado.

A nossa jornada, começa agora. Sempre Enraizados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé!

.

1 comentário:

Mariana Barros disse...

Hás-de pensar que já deténs os Direitos do Sr. Fernando Pessoa !